Por: Ederson Lima (Parmão)

Foto: Gilberto Labriola

O Mês do Meio Ambiente está sendo marcado por uma verdadeira transformação em Pirapora do Bom Jesus. A Prefeitura Municipal anunciou um pacote histórico de ações, obras e parcerias que prometem blindar a proteção ambiental, combater os efeitos das mudanças climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável da cidade pelos próximos anos.

Entre os anúncios, destacam-se grandes obras de infraestrutura urbana, parcerias com os governos Estadual e Federal, além de uma forte ofensiva de educação ambiental nas escolas municipais.

Confira abaixo os principais eixos do pacote ambiental de Pirapora:

🌊 Despoluição do Rio Tietê e Ecobarreira

Em uma articulação direta do prefeito Gregorio Maglio com o Governo Federal, Pirapora conquistou a implantação de um projeto piloto voltado à despoluição do Rio Tietê, integrado ao subeixo de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Novo PAC. Montado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o projeto fará uma varredura completa das fontes poluidoras da bacia do Alto Tietê, com previsão de início para novembro de 2026.

Além disso, para conter os resíduos sólidos que chegam pela Região Metropolitana, já foi instalada uma Ecobarreira para coleta de materiais flutuantes logo acima da Barragem de Pirapora, protegendo a fauna aquática local.

🏗️ Canalização do Córrego Mamaia e Saneamento

A cidade receberá a maior obra de infraestrutura de sua história: a canalização do Córrego Mamaia. Com um investimento de R$ 30 milhões (sendo R$ 20 milhões do PAC Seleções e R$ 10 milhões de contrapartida municipal), o projeto vai reurbanizar a região e prevenir enchentes e desastres naturais em áreas de risco.

Na área de saneamento, uma parceria com a Sabesp está implantando mais 14 quilômetros de rede de água potável interligando o Centro ao bairro Laranjeiras, além de um novo reservatório no Pindaré e uma estação elevatória de esgoto.

☀️ Transição Energética e Gestão de Resíduos

Pirapora também assinou um termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a construção de uma Usina Fotovoltaica (Solar) conectada à rede da Enel. A iniciativa vai gerar energia limpa e reduzir drasticamente os custos de eletricidade dos prédios públicos.

Na gestão de lixo, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) está desenhando metas modernas para a cidade. O secretário de Meio Ambiente, Agnaldo Moreno, lembra que o plano e o novo Zoneamento Ambiental seguem em consulta pública no município, com audiências oficiais agendadas para agosto.

🎒 Educação nas Escolas e Selo VerdeAzul

O futuro sustentável começou a ser desenhado nas salas de aula. Escolas como Benedito Procópio Missé (Ponunduva), Padre Chico e Mestra Chiquinha receberam ciclos de palestras, plantio de mudas nativas e o lançamento da cartilha oficial da “Turma do Meio Ambiente”, graduando as crianças como “Guardiãs da Natureza”. Para o funcionalismo público, está agendado para o dia 1º de julho um treinamento especializado de Manejo de Fauna Silvestre.

Com todas essas ações integradas, Pirapora do Bom Jesus formalizou sua adesão ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Estado de São Paulo, buscando conquistar o selo de certificação que coroa as cidades referências em responsabilidade socioambiental.