Por: Ederson Lima (Parmão)

A Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba deu mais um passo importante no fortalecimento da rede municipal de ensino. Na última terça-feira (16), a pasta promoveu mais um encontro de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos, reunindo cerca de 40 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na sede da secretaria.

O grande objetivo da capacitação é aprimorar as práticas pedagógicas dos educadores, garantindo que o processo de alfabetização das crianças parnaibanas aconteça na idade certa, além de promover uma educação integral e de alta qualidade.

O treinamento foi focado diretamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, trazendo ferramentas práticas para o dia a dia das salas de aula.

Destaques da formação pedagógica:

  • Língua Portuguesa: Análise de dados de avaliações de leitura e escrita, criação de ambientes que estimulem o hábito de ler, trabalho focado em diferentes gêneros textuais e o incentivo à autonomia dos alunos na hora de revisarem os próprios textos.
  • Matemática: Estratégias dinâmicas para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal e o desenvolvimento do raciocínio lógico através da resolução de problemas nos campos aditivo e multiplicativo.

Com a continuidade do programa Alfabetiza Juntos, Santana de Parnaíba consolida suas políticas públicas voltadas à base educacional, preparando os estudantes desde cedo com as competências essenciais para o futuro acadêmico.