Por: Ederson Lima (Parmão)

O Centro de Convenções de Santana de Parnaíba foi palco de uma grande festa da cidadania nesta sexta-feira (19). Mais de 500 alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino celebraram a sua formatura no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O programa, que é uma parceria de sucesso entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Prefeitura e a Secretaria da Educação, tem como missão central orientar crianças e adolescentes sobre a prevenção ao uso de entorpecentes, o combate à violência e a importância de fazer escolhas seguras para o futuro.

Durante os encontros semanais ao longo do semestre, as crianças participaram de dinâmicas baseadas no currículo oficial “Caindo na Real”. As aulas abordaram temas fundamentais para o crescimento saudável, como:

  • Autocontrole e empatia
  • Tomada de decisões responsáveis
  • Comunicação assertiva e resistência à pressão dos colegas
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A emocionante solenidade reuniu familiares orgulhosos, educadores, autoridades municipais e representantes do comando da Polícia Militar. Como não poderia faltar, a grande atração da tarde foi o Leão Daren, o mascote oficial do Proerd, que animou a garotada e garantiu o clima de festa e vitória no encerramento de mais uma etapa crucial na formação dos jovens parnaibanos.