Por: Ederson Lima (Parmão)

Foto: william fotografia 10

O Santos venceu o Flamengo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma das atuações mais consistentes desde seu retorno ao Peixe, Neymar marcou um golaço e comandou a equipe em campo, mostrando duas versões de si mesmo: a do articulador com a camisa 10 e a do finalizador letal como um falso 9.

Foto: william fotografia 10

O técnico Cleber Xavier promoveu ajustes importantes durante o jogo e viu o time crescer defensivamente e coletivamente. O destaque maior, no entanto, foi mesmo o camisa 10, que jogou os 90 minutos completos pela primeira vez desde a sua volta, mostrando preparo físico, fome de bola e uma clara disposição tática.

Foto: william fotografia 10

Durante boa parte da partida, Neymar buscou o jogo, articulou as principais jogadas ofensivas e ajudou na marcação. No segundo tempo, com a entrada de Gabriel Bontempo no meio, foi adiantado para jogar mais perto do gol – e foi aí que brilhou.

Aos 38 minutos da etapa final, o craque recebeu de costas dentro da área, girou sobre o marcador e finalizou com precisão no canto do goleiro Rossi. Um golaço que selou uma vitória importantíssima diante de um dos favoritos ao título.

Foto: william fotografia 10

O Santos competiu de igual para igual contra um Flamengo bem treinado por Filipe Luís, dificultando as ações do adversário com marcação intensa e bem posicionada. Destaques também para os desempenhos defensivos de Rincón, Luan Peres e Escobar, além da entrega coletiva de todo o time.

Com a vitória, o Santos embala no Brasileirão e garante a segunda vitória consecutiva, dando mais tranquilidade ao trabalho de Cleber Xavier. Mais do que os três pontos, a partida marca o reencontro de Neymar com seu futebol de alto nível — justo na Vila, onde tudo começou.