Os Jogos Regionais 2025 começaram oficialmente na última sexta-feira (3), com a cidade de Itapetininga sediando a abertura da competição da 8ª Região Esportiva — a etapa com a maior concentração de atletas nesta primeira fase. Ao todo, são 5.387 competidores representando 49 municípios.

A tradicional disputa estadual chega à sua 67ª edição, reunindo atletas de diferentes idades e experiências em 24 modalidades esportivas, uma a mais que no ano anterior. A grande novidade deste ano é a inclusão do basquete 3×3 no cronograma oficial. As disputas acontecem em duas categorias: sub-21 e livre.

Segundo a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, os Jogos Regionais cumprem um papel fundamental na revelação de novos talentos e na valorização dos atletas veteranos:

“Os Jogos Regionais são a base para o surgimento de novos talentos para o esporte brasileiro. Mas não só isso. É uma competição aberta também para atletas mais rodados, que mesmo que não estejam na plenitude de suas formas ainda vivem pelo esporte e pelo amor ao município. Essa mescla de juventude com experiência dá um sabor todo especial para os Regionais”, destacou a secretária.

Os melhores atletas e equipes desta fase garantem vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, previstos para acontecer entre os meses de outubro e novembro.