
Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu nesta quinta-feira (3) após um grave acidente de carro na Espanha, próximo à cidade de Palacios de Sanabria. A informação foi confirmada oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo testemunhas, o veículo em que o jogador estava pegou fogo após a colisão. Jota estava acompanhado do irmão, André Silva, também jogador profissional, que não resistiu aos ferimentos.
O clube inglês Liverpool manifestou pesar pela perda: “Estamos devastados com o trágico falecimento de Diogo Jota. Nossos pensamentos estão com sua família, companheiros e fãs. Pedimos respeito à privacidade neste momento extremamente doloroso.”
Revelado pelo Paços de Ferreira, Diogo Jota nasceu em 1996 no Porto e teve passagens marcantes por Atlético de Madrid (Espanha), Wolverhampton e Liverpool. No time inglês, conquistou importantes títulos, como o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Pela seleção principal de Portugal, foram quase 50 convocações e 14 gols marcados. Jota fez parte do elenco campeão da UEFA Nations League em 2019 e 2025, e participou das Eurocopas de 2021 e 2025.
Casado e pai de três filhos, o jogador era conhecido não apenas pelo talento em campo, mas também por sua alegria e respeito no ambiente esportivo.
📄 Nota oficial da Federação Portuguesa de Futebol:
“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha. […] Muito mais do que o fantástico jogador, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitada por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.”
A entidade também informou que solicitou à UEFA um minuto de silêncio antes da partida entre Portugal e Espanha pelo Europeu Feminino, como forma de homenagem.
“Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e André representam perdas irreparáveis para o futebol português, e tudo faremos para honrar diariamente o seu legado.”
